quarta-feira, 15 de abril de 2009

Democratização da Comunicação


A grande mídia brasileira é uma das mais competentes do planeta. A Rede Globo está entre as cinco maiores redes de canal aberto do mundo (...) As campanhas publicitárias brasileiras são mundialmente famosas - e premiadas - pela ousadia de sua linguagem, por sua grande qualidade estética e por sua capacidade de sedução.

Azar o nosso.

A grande mídia é hoje uma espécie de “Ministério da Verdade”, ela legitima ações políticas, constrói consensos, educa percepções, distorce fatos, mistifica, falsifica - atua como um grande ‘partido’ que, proclamando-se porta-voz dos ‘interesses gerais’ da sociedade civil, defende os interesses específicos de seus proprietários privados*. Nós, em contrapartida, iremos desenvolver alternativas. Mais do que textos analíticos, ações concretas para mudar essa realidade.

Para começar, defenderemos e promoveremos, este ano, a Conferência Estadual e Nacional de Comunicação para aprofundarmos o debate e resgatar os valores do jornalismo.

- Contra a criminalização da comunicação livre e pelo fortalecimento das formas de comunicação alternativas;

- Promover a criação da Rádio UnB, com espaço para os estudantes;

- Promover o festival do minuto com lmes de estudantes;

- Estabelecer relação com a Rede de Democratização da Comunicação-DF e com os coletivos de mídia independente e comunitária, como a Radiola, Ralacoco e CMI.

- Produzir um jornal periódico do DCE, que possa conter as principais discussões do movimento estudantil e da nossa universidade;

- Desenvolver um novo site para o DCE, para divulgar ações, atividades e atender todas as demandas da organização dos estudantes na UnB;

- Manter um ritmo de diálogo com os estudantes da universidade através de conselhos de Centros Acadêmicos, Assembléias Gerais e passagens em sala de aula.

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