quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fundações Privadas: e daí?

Polícia Militar chegou a ser acionada para impedir que documentos fossem retirados da FINATEC e colaborar com uma queima de arquivos.


Foi o escândalo envolvendo uma fundação privada da UnB, a FINATEC, que desencadeou o processo de mobilização do ano passado. Essa fundação financiou a reforma do apartamento funcional do ex-reitor, além de se envolver em outros casos de corrupção e desvio das verbas da nossa Universidade.


As fundações foram criadas para auxiliar a administração da UnB. Entretanto, como recebem recursos públicos e privados e não prestam contas do dinheiro público, administram os recursos em benefício das empresas parceiras, como se fosse parte do mesmo bolo. Ou seja, são as empresas conveniadas, e não a comunidade universitária, que mandam na pesquisa e na produção do conhecimento cientíco. Além da facilidade de desvio de verbas - como ficou comprovado na gestão Timothy.


Em uma Universidade Pública que preze pela construção de conhecimento voltado para as demandas da sociedade, não deve haver espaço para que estas fundações e seus métodos corruptos continuem a existir.


Defendemos o descredenciamento gradativo das fundações privadas e o fortalecimento da FUB (Fundação Universidade de Brasília).


Você se lembra...






Associação de Ex-alunos da UnB desviava dinheiro da taxa de formatura. Tudo isso com a ciência do Gabinete do Reitor. O presidente da Associação, ligado à gestão Timothy e às fundações de apoio, votou contra a paridade sem ao menos ter consultado os ex-alunos, ou seja, os sócios.













Romilda Macarini, ex-Diretora do CESPE. Por vários anos o Centro de Seleção e Promoção de Eventos foi seu feudo, numa relação onde o sobrenome Macarini (funcionários que não entraram na UnB por concurso e eram indicados por Romilda para trabalhar) era o suserano e os vassalos eram os servidores do quadro da UnB.
















3 Lixeiras: R$ 2.738,00. 1 Saca-rolhas: R$ 1.400,00. Tirar uma gestão corrupta: não tem preço!










Banheira de hidromassagem para 7 pessoas e churrasqueira, algo que o ex-reitor Timothy considerava normal para um apartamento funcional. " e aí ministro: REUNI mal passado ou vai ficar de molho?"

Eu ocupei, nós ocupamos: Apenas Começamos!
Chapa 1
Eleições dias 05 e 06 de maio

Nenhum comentário: